Projeto


    Gouveia situa-se a uma altitude média de 600 metros acima do nível do mar, na encosta noroeste da Serra da Estrela. 
   É na zona geográfica do concelho de Gouveia que nasce o Rio Mondego. 
   Na região de Gouveia, as rochas predominantes são os granitos e os xistos. Em relação à vegetação, predominam o pinheiro bravo, o castanheiro e o carvalho, espécies que conferem à zona de Gouveia uma razoável densidade florestal que tem vindo a desaparecer gradualmente, por acção dos incêndios florestais. Este processo acarreta nefastas consequências no plano ecológico, climático, económico e paisagístico.
  Em termos climáticos, o Inverno rigoroso e prolongado é a principal característica desta região. A precipitação, geralmente abundante, justifica a qualidade e abundância das águas.
   As condições climatéricas, em conjunto com o tipo de relevo, reflectem-se na diversidade e qualidade de produtos agrícolas característicos da região, nomeadamente o queijo e o vinho.
   As actividades económicas do concelho de Gouveia não fogem ao quadro comum dos concelhos do interior do país, em que o encerramento das indústrias existentes se reflecte negativamente nas condições de vida dos seus habitantes.
   As condições naturais propícias à prática da pastorícia e consequente produção de lã, associadas à abundância de cursos de água com declive adequado, permitiram o desenvolvimento da indústria têxtil em quantidade e qualidade relevantes. Com efeito, esta indústria foi durante muito tempo a principal riqueza do concelho. Razões de vária ordem, nomeadamente, as que se prendem com a falta de rentabilidade das referidas industrias, com atrasos de ordem tecnológica e com a perda de mercado, conduziram a indústria têxtil a um processo gradual de falências, aumentando drásticamente a taxa de desemprego do concelho. Toda esta situação tem-se reflectido negativamente nas condições de vida da população, nomeadamente a nível socio-económico.
   Gouveia tem importantes tradições culturais que ainda hoje se manifestam em muitos aspectos e que ultrapassam o âmbito das manifestações religiosas tradicionais e o folclore. 
   Gouveia promove, periodicamente, feiras, festas, romarias, actividades culturais, que atraem um número significativo de visitantes. São estas dinâmicas que envolvem toda a comunidade e dão corpo ao vínculo entre a gente e as suas raízes.
   E porque Gouveia não pode parar no tempo, porque acreditamos que o empenho, a persistência, a criatividade podem fazer a diferença, surge o projeto Art´urban, pensado em mostrar o que de bom e bonito se faz no nosso concelho ao nível do artesanato tradicional e urbano. Reunidos num pequeno espaço, que pretende ser inovador e criativo, a maioria dos artesãos do nosso concelho, vão certamente dar uma lufada de ar fresco ao comércio de Gouveia.
   Produtos de olaria, tecelagem em pura lã e algodão, entre outros produtos, vão fazer homenagem aos que ao longo dos tempos deram grande nome à nossa cidade.
    Aliaram-se ao nosso projeto algumas empresas de renome, pela qualidade dos seus produtos, nomeadamente na área do vinho, queijo e enchidos.
   Uma linha de produtos Gourmet estará também presente no nosso espaço, que com a sua originalidade vai certamente agradar aos gostos mais exigentes.
   São os novos artesãos, com o seu artesanato urbano que através de muita cor, formas e texturas diversificadas vão apaixonar os mais novos.
   Criar, recriar, inovar…sempre a pensar em agradar aos Gouveenses e a todos os que querem conhecer a cidade mais bela da Serra da Estrela, é o nosso objetivo!
   Será com a Vossa visita, que este projeto se vai tornar uma realidade, uma realidade que Gouveia pedia há muito tempo.
   Teremos um horário bastante alargado, abrindo ao sábado e domingo, pois por Gouveia tudo faremos!
   

Sem comentários:

Enviar um comentário